Blogueiros na mira do governo, do MP e da Polícia
Publicado em 04/04/2016 às 07:16
Por: Isisnaldo Lopes

Um fonte da Secretaria de Segurança Pública informou ao blog que vários blogueiros estão sendo investigados pela GAECO (Grupo de Atuação Especial ao Crime Organizado). Dentre eles, o do titular do Blog do Luis Cardoso.

Na provável relação repassada por um blogueiro dinista, um dado interessante: todos eles têm visão crítica do comportamento e das ações equivocadas do Governo do Estado. Não era pra menos. Quem conhece o governador Flávio Dino sabe do que ele é capaz.

Desde em que o secretário de Segurança Pública era o hoje deputado federal Aluísio Mendes, o nosso blog foi investigado. O titular do blog, como mais ninguém, criticava o então governo de Roseana Sarney, o secretário de Saúde, Ricardo Murad, e o também secretário de Segurança.

Além disso, os grampos da Polícia Federal. Recordo que já estive lá na superintendência da PF por alguma vezes chamado a depor por vazamento de informações em operações importantes. Nunca por outro motivo, como tentativa de extorsão ou coisa parecida.

Com 35 anos militando na imprensa local, com passagens por jornais, rádios e TVs, confesso que só agora como blogueiro as perseguições triplicaram.

Nunca troquei o número do meu telefone por não dever e nem temer nada. Só no ano passado respondi a mais de 50 processos, sendo 35 de oficiais da PM, e todos por divulgação de denúncias. Jamais por outros motivos. Agora mesmo respondo um numa cidade do Paraná por denuncias divulgadas contra o Instituto Corpore, que atua na saúde do Maranhão.

Fui condenado a sete meses de prisão em um processo movido por um juiz e sentenciado por uma juíza e já recorri com a certeza de que houve equívoco na decisão. Não desci para Pedrinhas pelo fato de ser réu primário.

Fazer o blog mais acessado do Maranhão não tem sido nada fácil, não. Além de processos quase todas as semanas, as ameaças veladas de morte. O receio de sair às ruas e o medo de que possa acontecer algo à sua família. Já perdi namoradas assim que souberam que era o Luis Cardoso do blog por exigências dos pais.

Os que nos investigam querem saber como vivemos, o que comemos, onde moramos, se temos empregos ou coisa parecida. Meu blog foi o primeiro do Maranhão a atuar como veículo de comunicação. Aqui emprego jornalistas, secretária, web designer, motorista, ativista virtual, pago hospedagem e manutenção técnica, além do escritório de contabilidade. O que sobra é para tomar a cachaça.

Tenho, sim, parcerias escolhidas a dedo e sou antigo funcionária da Assembleia Legislativa. Não escondo meus contratos e fala com eles abertamente ao telefone. Aceitei a sugestão de um blogueiro de São Paulo e coloquei minha conta no topo do blog para receber ajudas, Graças a Deus e a credibilidade do Blog, tenho recebido várias. Nada de irregular.

Mas o que querem com essa investigação? A fonte da Secretaria de Segurança falou que deveríamos aliviar um pouco com criticas ao governo. Aí vem o poderoso secretário Márcio Jerry condenar o que ele considera da quadrilhas de criminosos, classificando de esgotosfera, sem citar nomes. Lógicos que, embora professor de jornalismo, desde que virou comunista assumiu ares de fascista.

Quando eles usaram as redes sociais com blogs e outros sites, inclusive vários fakes, atacavam a vida pessoal dos adversários, sendo uma parte criada dentro da ratosfera. Até hoje, meu blog é agredido diariamente e agora por último até com a criação de fakes para desinformar. Isso tudo tem cara e nome.

Informo aos amigos leitores que não estou preocupado com o que possa acontecer. Só não acho justo a perseguição ou uso de entidades e órgãos sérios para perseguição aos que não rezam na cartilha do governo.

 

Por Luis Cardoso

Veja mais sobre: Blogs,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.