Açailândia/Buriticupu: AGED interdita mais de 2 mil litros de agrotóxicos
Publicado em 03/09/2021 às 05:53
Por: Isisnaldo Lopes

Uma grande ação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão de Açailândia realizada em seis municípios da região interditou 2.224 litros/kg de agrotóxicos vencidos. Em Açailândia, os fiscais interditaram 1.404 litros e em Cidelândia foram 810 litros, sendo que 320 litros eram de paraquat, um princípio ativo de agrotóxicos cuja comercialização e uso estão proibidos no Brasil pela Resolução Anvisa n° 428 de 7 de outubro de 2020. Todos os produtos foram interditados e as fabricantes dos agrotóxicos foram notificadas para fazer o recolhimento conforme preconiza a legislação vigente. Algumas fabricantes iniciariam, na última quarta-feira (1º), o recolhimento dos agrotóxicos interditados.

A ação ainda teve desdobramentos e os fiscais realizaram atividades de inspeção e defesa sanitária vegetal em Vila Nova dos Martírios, Itinga, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Cidelândia e Açailândia. Com a participação do técnico de fiscalização Luenir Bandeira e do fiscal estadual agropecuário, Josué Mendes Neto, a equipe realizou sete levantamentos fitossanitários de Amaranthus palmeri, sendo 3 em Açailândia e 4 em Cidelândia. Nas propriedades fiscalizadas não foi detectada a presença da planta daninha.

Em Vila Nova dos Martírios realizou-se a inspeção de propriedade de cultivo de banana cadastrada sob o Sistema de Mitigação de Risco para Sigatoka Negra. No setor plantado com a espécie cultivar Grand Naine, os fiscais inspecionaram as plantas e não foram observadas sintomas do mal do Panamá Raça 4 (Foc TR4), nem de moko da bananeira. As principais ocorrências que são correntes encontrar são: a sigatoka amarela, tripes, mancha cordana e sigatoka negra em baixa ocorrência.

Os fiscais da AGED ainda realizaram 14 fiscalizações do vazio sanitário da soja, sendo propriedades 10 em Açailândia e quatro em Cidelândia, onde um produtor de Cidelândia foi notificado a destruir 350 hectares de soja guaxa.

A ação da Unidade Regional da AGED de Açailândia fiscalizou estabelecimentos comerciais de agrotóxicos em Buriticupu e Bom Jesus das Selvas. E ainda realizou uma blitz noturna em Itinga com apoio da Polícia Militar para fiscalizar o trânsito agropecuário.

 

 

 

 

 

 

www.jofernandes.com.br

Veja mais sobre: Açailândia,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.