Governo do Maranhão leva atendimentos da Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer para Paço do Lumiar
Publicado em 25/06/2018 às 06:49
Por: Isisnaldo Lopes

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), disponibiliza aos moradores da Nova Canaã, em Paço do Lumiar, exames de rastreamento de câncer bucal e de colo do útero (Papanicolau). Os atendimentos da Unidade Móvel de Prevenção de Câncer, instalada na Avenida Jacanã, começam nesta segunda-feira (25) e se estendem até o dia 30 de junho, das 8h às 17h.

Diariamente serão disponibilizados exames de rastreamento de câncer bucal e de coleta de material para o preventivo. Para ser atendido, é necessário levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento de identificação com foto. Os resultados dos exames estarão disponíveis no Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo, no bairro da Vila Palmeira, a partir do dia 15 de julho.

De acordo com a secretária Adjunta de Assistência à Saúde da SES, Carmen Belfort, o atendimento por meio da carreta é uma importante estratégia de promoção e prevenção de saúde. “A política de saúde do governo Flávio Dino tem esse objetivo: chegar mais perto da população, a fim de garantir direito à vida e à saúde”, enfatizou.

A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer dispõe de exames preventivos e laboratoriais e consultas odontológicas. “É importante lembrar que o exame de rastreamento de câncer de boca está disponível para homens e mulheres”, frisa a coordenadora da Unidade, Nayanne Lara. Para atendimento é preciso apresentar o cartão do SUS e um documento de identidade.

Fruto da parceria entre o Governo do Estado, o Hospital de Câncer de Barretos, a Vale e a Fundação Pio XII, a carreta itinerante reforça as ações de combate ao câncer no Maranhão, especialmente câncer de colo de útero, mama e boca.

 

 

 

Da Assessoria

Veja mais sobre: Maranhão,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.