Governo apresenta investimentos de saúde em Imperatriz durante audiência pública
Publicado em 15/06/2018 às 09:09
Por: Isisnaldo Lopes

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou, na última quinta-feira (14), de audiência pública sobre os investimentos do Governo do Estado no município de Imperatriz. O evento, realizado no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, debateu sobre os investimentos em saúde e a expansão da rede de atendimento na região. 

De volta à Imperatriz, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, apresentou a execução de serviços e ações de saúde no município. Também participaram da audiência pública o promotor de Justiça da Saúde, Newton de Barros, o deputado estadual Marco Aurélio, o defensor público Juliano Sousa, o juiz da Vara de Fazenda Pública Joaquim da Silva, e 18 dos 21 vereadores municipais. 

Na ocasião, o secretário Carlos Lula expôs todos os investimentos realizados nos últimos quatro anos em Imperatriz, a exemplo da implantação do Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto; Casa da Gestante, Bebê e Puérpera; ampliação do Hospital Regional Materno Infantil; serviço de oncologia pediátrica; radioterapia e a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento São José (UPA). 

De 2015 até hoje, a gestão estadual destacou que a população de Imperatriz foi assistida com a disponibilização de 70 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 23 leitos de UTI Neo, maternidade, hemodiálise hospitalar, serviço de hemodinâmica, oncologia, oftalmologia e reabilitação. Além disso, contam com serviços de ambulatório, laboratório e imagem, internação e exames, Casa de Apoio a Gestante, Samu, Farmácia Básica e atendimentos da UPA, totalizando investimento mensal de R$ 15.429.023,90 feito pela SES. 

“Hoje o governo investe quase R$ 16 milhões por mês nesses serviços e atendimentos de saúde em Imperatriz, algo nunca visto na história da região. Dentro desse investimento na saúde está a chegada de mais 20 leitos de UTI que foram licitados, totalizando 90 leitos de UTI adulto na região. Nunca teve um investimento tão grande na rede pública da região. Na verdade, é a primeira vez na história e isso mostra o compromisso do governador Flávio Dino com a população”, destacou o secretário. 

O deputado estadual Marco Aurélio destacou os investimentos em Imperatriz, principalmente o serviço de oncologia, que beneficiou a população de toda Região Tocantina. “O governador Flávio Dino sempre foi resolutivo ao trazer melhorias para nossa população. Um bom exemplo é o caso da oncologia pediátrica. O serviço não era credenciado pelo Ministério (da Saúde), mas é mantido pelo tesouro estadual. Em Açailândia, a SES fez um esforço grande para que os pacientes deste município e de cidades vizinhas pudessem receber tratamento de hemodiálise em Açailândia, poupando a todos de vir a Imperatriz para ter acesso ao serviço”, destacou. 

Para fortalecer a transparência com os investimentos dos recursos da gestão estadual em Imperatriz, a audiência foi aberta ao público em geral. “Essa audiência foi feita para que pudéssemos mensurar a quantidade de recursos investidos pelo Governo do Estado na nossa saúde”, explicou o vereador Carlos Hermes.

 

 

 

 

 

 

Da Assessoria

Veja mais sobre: Saúde,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.