Em alusão ao aniversário de Açailândia, Flávio Dino entrega obras em benefício da educação, produção e abastecimento do município
Publicado em 08/06/2018 às 07:25
Por: Isisnaldo Lopes

O município de Açailândia foi contemplado com equipamentos e insumos reforçando as ações na agricultura familiar com a entrega de kits de irrigação e agrícola. São mais de 10 mil famílias alcançadas com as benfeitorias do Governo do Estado, entregues na quarta-feira, 6, em alusão ao aniversário da cidade. Ainda na agenda, inauguração de um sistema de abastecimento de água em povoado da região e de uma unidade vocacional da rede do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

“Esta agenda complementa a belíssima festa que fizemos à Açailândia, com entrega de obras importantes, a exemplo desta unidade da rede IEMA e a contemplação de famílias com ações de saneamento e na área da produção familiar. É um grande volume de ações, que terão continuidade para que a região possa se desenvolver”, pontuou o governador Flávio Dino. 

O prefeito de Açailândia, Juscelino Oliveira, destacou a união e parceria com as prefeituras, marca da gestão Flávio Dino. “Se não houvesse essa ação parceira do Estado, seria impossível consolidarmos essas grandes obras que temos hoje. São tantas benfeitorias, tantas ações, que eu vejo como muito fundamental essa união e que só traz resultados positivos à nossa população”, disse o gestor. 

O governador contemplou 100 empreendedores autônomos com equipamentos do programa Mais Renda. A ação oportuniza mais condições de trabalho a vendedores informais de alimentos e do ramo da beleza, como forma de impulsionar seus negócios. Coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), a iniciativa está presente em 13 municípios e já distribuiu 1.215 equipamentos.

O titular da Sedes, Francisco Oliveira Júnior enfatizou que “essas famílias beneficiadas, a partir de hoje, terão mais possibilidades de promover suas atividades e terem autonomia financeira com o suporte deste importante programa do Governo do Estado”, disse. Os kits foram entregues no Residencial Tropical, Vila Ildemar.

Fardamento oficial, utensílios e equipamentos - carrinhos adequados à venda de churrasco, cachorro-quente, salgados, ou ainda tendas, fritadeiras ou chapa a gás -, além de equipamentos para salão de beleza, compõem os kits de negócios.

Abastecimento

Um total de 725 famílias foram alcançadas com a entrega do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA). O sistema integra o programa Água para Todos, e atende famílias do povoado Açaí Agrovila Nova Conquista. Para a captação de água, o sistema utiliza técnicas adaptadas à realidade dos moradores locais. É composto de poço artesiano de profundidade variável, de acordo com a localidade, e na construção de uma rede de distribuição por meio de uma caixa d’água e ligações domiciliares.

No conjunto de benefícios do Governo à cidade, o governador citou a ampliação dos cursos oferecidos no IEMA, obra do Piquiá com drenagem e pavimentação, colocação de 14 quilômetros de bloquetes e 20 quilômetros de asfalto em diversas vias, inauguração de delegacia e batalhão de Polícia Militar, além da entrega de 14 viaturas. 

Ainda na lista, a realização de concurso público da Uemasul, formalização de convênio para construção de um matadouro, entrega de patrulhas agrícolas e motoniveladoras às famílias agricultoras e a inauguração de um Restaurante Popular. “Ações que fortalecem a gestão parceira do Governo com o município”, reiterou Flávio Dino.

Educação e Formação

Alunos, professores e gestores do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), em Açailândia, recepcionaram o governador Flávio Dino, durante agenda. A Unidade Vocacional recebeu ampla reforma e novos equipamentos e materiais. O investimento na obra alcançou mais de R$ 289 mil. Na ocasião, o governador entregou 45 mil uniformes a estudantes de 21 escolas da rede estadual.

“Mais uma das importantes agendas do governador na Região Tocantina, com obras estruturantes e a rede IEMA gera oportunidades e a chance destes milhares de alunos mudarem suas vidas por meio da educação”, pontuou o secretário de Estado de Educação (Seduc), Felipe Camarão. Os secretários de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto e de Desenvolvimento Social (Sedes), Francisco Oliveira Junior, marcaram presença na inauguração.

O IEMA de Açailândia possui salas administrativas, copa, depósito, banheiros, auditório, laboratório de informática, três salas de aula, cantina e biblioteca. Os 105 alunos que ocuparão o prédio terão acesso a cursos de Inglês Intermediário, Operador de Máquinas para Construção Civil, Design de Moda e Corte e Costura. A unidade está localizada na Avenida Contorno Freire, bairro Jardim Glória. 

“Essa reforma tem uma importância muito significativa, pois demonstra o respeito do Governo pela educação no Maranhão e com a nossa região. Os estudantes terão oportunidade de fazer mais cursos profissionalizantes, com mais qualidade, continuar seus estudos e usufruir da estrutura oferecida pela unidade”, destacou a gestora do IEMA, Fabiana Telles.  

Alunos dos cursos profissionalizantes parabenizaram a iniciativa e destacaram a importância da formação oferecida na unidade. Ricardo da Silva, 20 anos, que faz o curso de operador de máquinas, pontuou que as opções do IEMA vão ajudar muitos jovens a se qualificarem em áreas de interesse para a cidade. “Não teria condições de fazer esse curso,  se não fosse por essa instituição. Para nós, é um estímulo para continuar e se profissionalizar para o mercado”, reforçou. 

Para Maria de Lurdes Silva, aluna de corte e costura, a unidade mudou sua vida. “Eu estava há três anos fora da sala de aula e uma colega me apresentou o IEMA e hoje, me sinto mais estimulada, pois completa minha formação e me ajuda a ter uma renda extra. A unidade é muito representativa neste sentido. Voltei a estudar e tenho outra opção de renda”, avaliou. Durante a visita do governador, os alunos apresentaram uma réplica do vestido de noiva usado pela princesa Meghan Markle.

 

 

 

 

 

Da Assessoria

Veja mais sobre: Açailândia, Maranhão,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.