Milhares de católicos celebram Corpus Christi no Aterro do Bacanga em São Luís
Publicado em 01/06/2018 às 08:32
Por: Isisnaldo Lopes

Católicos de aproximadamente 50 paróquias da Região Metropolitana de São Luís e cidades vizinhas participaram ontem quinta - feira (31) da Celebração de Corpus Christi, realizada no Aterro do Bancanga, em São Luís. 

A data é uma das mais importantes para a comunidade, pois é quando se comemora o mistério da  Eucaristia. "Este é o momento em que publicamente a Igreja quer mostrar sua fé na celebração da Eucaristia, momento central da vida da Igreja, é dele que tiramos a força necessária para a caminhada diária", explicou o arcebispo metropolitano Dom Belisário. 

Realizada em todos os ritos católicos, a celebração da Eucaristia é uma alusão à última ceia realizada por Jesus Cristo, quando chamou seus discípulos à comunhão e partilha. 

O governador Flávio Dino, que esteve presente na solenidade, falou do apoio institucional ao momento. "Sempre participo como ato de fé, como cidadão e, ao memso tempo, nós do Governo acreditamos que essas manifestações religiosas diversificadas da população devem ser apoiadas". 
"O Estado é laico mas pode apoiar todas as celebrações, sobretudo essas que trazem um significado especial de comunhão, de partilha, marcando esse momento de fé para toda a comunidade católica do Maranhão, do Brasil e do Mundo", completou.

Missa Campal 

Este ano, a celebração seguiu a temática da Campanha da Fraternidade e teve como proposta incentivar a cultura da paz.

"A temática é inspirada na Campanha da Fraternidade que é a superação da violência. Jesus, mesmo sabendo de toda violência antes de sua paixão, mesmo assim quis nos deixar o mandamento do amor", afirmou Dom Belisário.

Com missas realizadas em todas as 54  paróquias da Arquidiocese de São Luis, a comemoração culminou com Missa Campal e shows no Aterro do Bacanga.

Foram mais  de 500 pessoas envolvidas na organização do evento, que contou com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura e outras instituições. 

Celebração da Fé 

Famílias inteiras, caravanas de diferentes bairros e regiões da Grande São Luís se dirigiram ao Aterro da Bacanga para a solenidade de Corpus Christi. 

A fisioterapeuta Deanne Cristina da Silva, levou o pequeno Lucas Lin para a celebração. Além do esposo que tocava no palco, ela foi acompanhada da mãe, Luzimar da Silva e das amigas Raimunda Nonata Bezerra e Ana Carolina de Jesus. 

"Para nós é o dia mais especial da Igreja Católica e por isso a gente se mobiliza,  se junta, vem pro show, fica todo mundo junto o que é muito importante", afirmou a fisioterapeuta. 

A professora Eunice Silva, que participou como ministra da Eucaristia, comparece ao evento há 25 anos, após uma promessa que, segundo ela, restaurou a saúde do filho. 
"Ele tinha 11 anos e tinha um problema no rosto que os médicos não davam jeito. Fiz a promessa aqui, ele ficou curado e desde então, eu participo sempre", contou . 

Após a missa, os presentes realizaram procissão pela Avenida Beira Mar.

 

 

 

 

Da Assessoria

Veja mais sobre: Maranhão,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.