Justiça Estadual decreta prisão de Tiago Bardal por novos crimes
Publicado em 18/04/2018 às 06:20
Por: Isisnaldo Lopes

Dando ênfase nas ações de combate à corrupção, a Superintendência de Combate à Corrupção (Seccor), representou pela Prisão Preventiva do Delegado Tiago Matos Bardal, que fora deferida pela 3ª Vara Criminal da Comarca de São Luís. A Representação da prisão do delegado Tiago Bardal, realizada pelos delegados da Seccor, com parecer favorável do Ministério Público. A nova prisão ocorreu por conta de uma carga de cigarros apreendida no município de Viana, sendo que a carga se encontra desaparecida e o inquérito não fora remetido à Justiça.

De acordo com a equipe de delegados da Seccor, as investigações levaram os policiais a descobrirem, que o delegado do município de Viana, após realizar uma apreensão no citado município em 2016, realizara a prisão e a apreensão de um veículo Fiat Ducato, onde a mesma continha uma carga de cigarros. Neste interim, o Delegado Tiago Bardal ligou para o regional de Viana, e determinou, que o delegado não autuasse o acusado, identificado por Egildo Silva Campos. O delegado Tiago Bardal, orientou ainda, que o veículo fosse devolvido ao próprio acusado, o Egildo Silva Campos e que a carga de cigarros fosse levada para a SEIC, onde o próprio delegado a recebeu.

Crimes de Peculato e Prevaricação

No ano de 2017, o próprio Delegado Tiago Bardal, recebeu na Seic, de forma pessoal, 43 caixas de cigarros. As peças cartoriais estavam de certa forma, escondidos em seu gabinete, os quais foram encontrados após o ex-superintendente ter sido exonerado do cargo, como superintendente da SEIC. Após a saída do Delegado Tiago Bardal, à frente da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), a delegada Nilmar da Gama, nova superintendente da Seic, após uma checagem nas dependências da mesma, encontrou peças soltas do procedimento policial, referente ao caso da apreensão das 43 caixas de cigarros, onde o Delegado Tiago Bardal, não teria encaminhado para a Justiça.

Em contrapartida, a carga apreendida fora dada como não encontrada, e ou com destino ignorado. O Delegado Tiago Bardal está sendo inquirido para responder pelos crimes de“Peculato e Prevaricação”,de acordo com o Art. 312 e 319, do Código Processo Penal Brasileiro.

Outras investigações

No dia 12 de abril, o Ministério Público do Maranhão pediu à Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA) a abertura de uma nova investigação contra o ex-superintendente da SEIC, delegado Tiago Bardal. Em 2016, três presos que foram autuados por formação criminosa apontaram que Bardal e outro policial receberam um alto valor em dinheiro para liberar investigados. A solicitação foi encaminhada à SSP-MA, para as devidas providências.

O delegado Tiago Bardal já está sendo investigado em dois casos de contrabando, sendo o primeiro deles relacionado à Operação Combate à Corrupção. Ele foi encontrado por uma patrulha da Polícia Militar (PM) em estrada onde atuava a organização criminosa que estava sendo investigada na operação.

Após a repercussão desse caso, ele foi exonerado do seu cargo na Seic e, em março deste ano, foi decretada a sua prisão preventiva.

No fim do mesmo mês, foi então divulgada uma nova investigação, sobre a suposta participação de Tiago Bardal em outro esquema de contrabando, em agosto de 2017. Uma carga apreendida, que não teve destino revelado, teria sido interceptada pelo delegado e de acordo com informações da polícia, o proprietário chegou a ser extorquido por ele, que teria cobrado R$ 100 mil para um ‘acordo’.

 

 

 

 

MA 10

Veja mais sobre: Polícia, Maranhão,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.