Procon/MA esclarece sobre uso da CNH digital
Publicado em 04/04/2018 às 06:36
Por: Isisnaldo Lopes

Na correria do dia a dia, muitas vezes, esquecemos algumas coisas no meio do caminho. Os documentos, sem dúvida, fazem parte das estatísticas de objetos que se perdem com maior facilidade. Um grande avanço, que vai melhorar a vida do cidadão, é a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). Assim, o Procon/MA esclarece sobre o uso do documento digital, evitando, inclusive, que o cidadão pague multa.  Todos os estados brasileiros estão aptos a disponibilizar a CNH-e. O documento tem o mesmo valor jurídico da versão impressa, que continuará sendo emitida. 

“A carteira só poderá ser solicitada por quem já possui o documento com o QR-Code, um código que possibilita a leitura das informações por aparelhos eletrônicos e que foi implantado nos documentos desde maio do ano passado”, explicou a presidente do Procon/MA, Karen Barros. 

O cidadão que tirou ou renovou o documento a partir desse mês já tem o documento com QR-Code e, portanto, acesso ao download da CNH-e. Os demais condutores terão acesso apenas quando renovarem o documento.

Agora, com o código, o cidadão pode baixar o aplicativo do CNH Digital, após isso, fazer o cadastro no portal de serviços do Denatran e se dirigir pessoalmente a uma agência do Detran, no VIVA da Beira-Mar, nos Shoppings da Ilha, Pátio Norte, Imperatriz (Imperial Shopping) e Carolina, para cadastrar o número do celular. Com isso, o órgão vai enviar por e-mail o código de ativação, com esse número, o motorista entra no aplicativo e acessa o documento que poderá ser usado sem internet. 

Lembrando que se o celular estiver descarregado, é a mesma situação de o motorista estar sem o documento. Dirigir sem habilitação gera multa de R$ 88,38 e 3 pontos na carteira de motorista.

 

 

 

 

 

Da Assessoria

Veja mais sobre: Maranhão, Novidades,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.