Jovem morre vítima de meningite e aumenta casos registrados no Maranhão em 2018
Publicado em 02/04/2018 às 06:32
Por: Isisnaldo Lopes

O jovem Moisés Oliveira Lima, de 24 anos, morreu vítima de meningite pelo que consta no relatório do último plantão, de sábado (31), do Instituto Médico Legal (IML) de São Luís.

Este ano, alguns casos parecidos já foram registrados no Maranhão. Além de São Luís, em Coroatá também uma pessoa faleceu vítima da doença. No início do mês de março, por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) descartou surto de Menigite no estado.

Outros casos

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), no dia 27 de fevereiro o estudante Lucas Gabriel Martins, de 21 anos, morreu com suspeita de meningite após passar mal. Ele chegou a ser socorrido e internado em um hospital particular de São Luís, mas não resistiu e faleceu. De acordo com amigos da vítima, durante todo o dia o jovem sentiu fortes dores de cabeça, vômito e torcicolo.

Na mesma semana, outro suposto caso da doença foi registrado. A adolescente Deborah Sales, de 17 anos, morreu após passar mal com sintomas semelhantes aos da meningite. A jovem chegou a ser internada na Unidade Mista do bairro Bequimão, em São Luís, mas acabou falecendo.

Outra morte por Menigite foi no dia 11 de março, uma estudante identificada como Taynara Sousa dos Santos, de 18 anos, foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Operária, em São Luís, mas morreu.

Em nota a SES se pronunciou sobre o novo caso de meningite no Maranhão.

A Secretaria de Estado da Saúde informa que já tem conhecimento do caso suspeito de meningite envolvendo um homem de nome Moises Oliveira Lima, de 24 anos. Informa ainda que já informou o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), conforme protocolo para a situação, e que o caso está sob investigação.

Meningite

A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, geralmente causada por uma infecção, normalmente viral. Mas a doença também pode ser causada por bactérias ou fungos. Existem vacinas para a prevenção de algumas formas da meningite.

Os sintomas incluem dor de cabeça, febre e torcicolo. Dependendo da causa, a meningite pode melhorar com o tempo, com tratamento a base de antibióticos, ou ser fatal.

Devem ficar atentas as pessoas que apresentarem os seguintes sintomas:

Dores locais: costas, nos músculos ou pescoço;

No corpo: calafrios, fadiga, febre, letargia, mal-estar, perda de apetite ou tremor;

No aparelho gastrointestinal: náusea ou vômito;

Na pele: erupções avermelhadas ou manchas vermelhas;

Também é comum o enfermo ter alimentação insuficiente, confusão mental, sensibilidade a barulhos altos, irritabilidade, meningismo, respiração acelerada, sonolência ou taquicardia.

 

 

 

 

 

 

G1/MA

Veja mais sobre: Saúde,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.