Hospital Macrorregional de Imperatriz realiza mutirão de cirurgias ginecológicas
Publicado em 12/03/2018 às 06:50
Por: Isisnaldo Lopes

Cinquenta pacientes participaram do Mutirão de Cirurgias Eletivas, neste fim de semana, no Hospital Macrorregional Drª Ruth Noleto, em Imperatriz. O foco da força-tarefa realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, é reduzir a longa espera por atendimento especializado dos 43 municípios próximos ao hospital macrorregional. 

Para o diretor administrativo do Hospital Macrorregional de Imperatriz, Felype Hanns, os mutirões se tornaram uma importante ferramenta para a redução de filas e melhoria da assistência à população. Ele afirmou que a realização destes mutirões diminui o número de pacientes que aguardava na fila por um procedimento. “Nosso objetivo é reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas e oferecer a população saúde de qualidade com rapidez”, afirmou. 

Na primeira etapa do mutirão, realizada nos dias 7 e 8 de março, a direção do hospital planejou a avaliação de 50 pacientes da área de ginecologia para realização dos exames pré-cirúrgicos. De acordo com o diretor técnico do Hospital Macrorregional de Imperatriz Dra. Ruth Noleto, Wesley Garcia, o mutirão se concentrou nos pacientes que aguardavam há anos na fila de espera em busca de uma cirurgia ginecológica.  

“A realização do mutirão é muito importante para as pacientes, principalmente, porque aguardam há muito tempo pela realização das cirurgias. A maioria precisa ser submetida a procedimentos complexos que na rede privada é inacessível para grande parte da população. Graças a nossa estrutura e ao investimento do estado conseguimos atender essa demanda”, afirmou Garcia. 

Risilene Penha de Oliveira, de 40 anos, moradora do município de Bom Jesus das Selvas, encerrou uma espera de vários anos por uma cirurgia de perineoplastia. O procedimento marcado para o domingo é motivo de festa para ela e toda a família. “Só tenho a agradecer ao governador Flávio Dino e toda equipe do hospital. Eu pensei que ia demorar muito para operar, mas foi muito rápido. Graças a Deus tem alguém preocupado com o povo”, disse. 

Sentimento semelhante é partilhado por Valdanha Alves dos Santos, 35 anos, moradora de Davinópolis, que foi submetida a procedimento cirúrgico de oforectomia. “Estou muito feliz. Não teria como fazer essa cirurgia particular. Agradeço muito ao nosso governador”, afirmou a paciente recém-operada no Hospital Macrorregional de Imperatriz. 

Mesmo com o mutirão em andamento, os serviços ofertados no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto continuam funcionando normalmente. “Nossa meta é operar uma média de 300 mulheres até o final do mês de março. Mesmo com o mutirão em andamento, nós estamos mantendo as metas diárias de cirurgia ginecológica. No mês de abril vamos começar a segunda etapa de avaliações e posteriormente marcações de novos procedimentos para regime de mutirão”, completou Wesley Garcia. 

Ao todo, 50 mulheres serão beneficiadas com o mutirão durante este fim de semana. No sábado (10), a equipe de ginecologia operou mais de 20 pacientes ficando 22 cirurgias agendadas para este domingo (11). Dentre os procedimentos ginecológicos realizados estão a Histerectomia Total Vaginal, a Histerectomia Total Abdominal, a ooforectomia, a perineoplastia, a cistocele e outras. 

Macrorregional de Imperatriz

Desde que foi inaugurado, o Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto tem oferecido aos maranhenses atendimentos especializados. A unidade, que alcança a população de 43 municípios, tem cumprido na Região Tocantina um importante papel no que se refere aos cuidados na área de urgência e emergência, oferecendo atendimento ambulatorial, especialidades médicas e exames especializados aos maranhenses.

São 116 leitos de internação, distribuídos nas especialidades clínica médica, clínica cirúrgica e UTI Adulto. A estrutura e os serviços da unidade servem a moradores de municípios das regionais de saúde de Imperatriz, Balsas, Açailândia e Barra do Corda.

 

 

 

 

 

Da Assessoria

Veja mais sobre: Imperatriz, Região, Maranhão,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.