Governo promove Formação Continuada em Educação Inclusiva para Gestores e Supervisores escolares
Publicado em 19/02/2018 às 06:46
Por: Isisnaldo Lopes

Acontece a partir desta segunda-feira (19), no Praia Mar Hotel, a Formação Continuada em Educação Inclusiva para Gestores e Supervisores Escolares da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís.

Promovida pela Supervisão de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a formação de docentes constitui-se estratégia essencial no desenvolvimento de uma educação inclusiva, tendo em vista as demandas e desafios que os professores e equipe pedagógica vivenciam no cotidiano escolar, diante dessa nova realidade de inclusão.
Essa formação se diferencia por ser a primeira voltada exclusivamente para a capacitação de supervisores e gestores em uma proposta de entendimento sobre o que trata a política de inclusão para a efetivação do direito de pessoas com deficiência na escola.

Para tanto, durante a semana de capacitação, os gestores e supervisores participarão de uma intensa programação que inclui debates, momentos de reflexão e palestras com temas como: “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, “O papel do gestor na inclusão escolar metas e estratégias de ações”, “A importância da institucionalização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola”, dentre outros.

A capacitação, que tem carga horária de 40 horas e que será executada com recursos do PAR/FNDE, tem como finalidade compreender as concepções diferenciadas sobre pessoas com deficiência em seus diferentes contextos sócio históricos, além de discutir temáticas relacionadas aos direitos das pessoas com deficiência intelectual na atual Legislação.

Entendendo que a inclusão educacional implica em mudanças substanciais na prática educativa, o curso se apresenta, ainda, como elemento essencial na contribuição dessas mudanças. Nesse sentido os gestores e supervisores escolares também precisam ter conhecimentos básicos, teóricos e práticos em relação atenção à diversidade, adaptação do currículo, às necessidades educacionais mais relevantes, associados a diferentes tipos de deficiência, situações sociais e culturais.

Nesta edição a Formação Continuada contará com a participação de, aproximadamente, 145 servidores divididos entre gestores e supervisores da rede estadual de ensino.

 

 

 

Da Assessoria

Veja mais sobre: Novidades,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.