Seminário discute agricultura familiar e pedagogia da alternância na Região Tocantina
Publicado em 07/02/2018 às 07:45
Por: Isisnaldo Lopes

Hoje (7), acontece em Açailândia (MA) o I Seminário Tocantino da Pedagogia da Alternância. O evento é organizado pela Associação Tocantina de Formação por Alternância e Desenvolvimento Rural (ATAR), pelas quatro Casas Familiares Rurais (CFRs) da região e pela Justiça nos Trilhos. O objetivo é demonstrar como a agricultura familiar e a pedagogia da alternância são consolidadas com as CFRs.

A Casa Familiar Rural (CFR) é um centro educativo comunitário que busca o desenvolvimento rural sustentável, investindo na formação do jovem do campo. Na região Tocantina existe quatro CFRs, que juntas atendem cerca de 240 estudantes: Açailândia, Coquelândia (Imperatriz), Amarante/João Lisboa e Bom Jesus das Selvas/Buriticupu/Bom Jardim.

Os jovens ingressos nas Casas Familiares Rurais estudam em regime de alternância: durante uma semana são internos das CFRs, voltando para suas famílias na semana seguinte. Esta metodologia possibilita uma educação de qualidade para o jovem rural sem tirá-lo de seu ambiente familiar e profissional. Permite também que possa ajudar nas tarefas agrícolas familiares e que haja a participação dos pais em sua formação.

Além de aprender novas técnicas de cultivo e de manejo de animais, os estudantes realizam trabalhos de extensão em comunidades de pequenos e médios produtores, aplicando o que aprenderam não apenas nas propriedades de suas famílias. A duração completa do ciclo de estudo é de três anos e ao final o aluno pode se inserir no mercado de trabalho como técnico em agropecuária com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA) ou prosseguir os estudos universitários.

Segundo dados da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, existem no Brasil aproximadamente 4,4 milhões de famílias agricultoras, o que representa 84% dos estabelecimentos rurais brasileiros. “A agricultura familiar é econômica, vem dela 38% do valor bruto da produção agropecuária e o setor responde por sete em cada dez postos de trabalho no campo”. Além disso, a agricultura familiar é responsável pela produção de mais de 50% dos alimentos em nosso país.

Para contribuir com o debate e também no fortalecimento das quatro CFRs existentes na região é que foram convidados para o seminário prefeitos e secretários de educação e de agricultura dos municípios de Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Bom Jardim, Açailândia, Cidelândia, Imperatriz, João Lisboa, Senador La Rocque e Amarante. Também devem está presentes o Bispo Dom Vilson, vereadores, professores universitários do curso pedagogia e representante da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (AGERP).


Local do encontro: Câmara municipal de Açailândia – MA - Rua Ceará, 662 – Centro – Açailândia - MA

Veja mais sobre: Novidades, Açailândia,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.