Sinal analógico em São Luís será desligado em março
Publicado em 01/02/2018 às 07:21
Por: Isisnaldo Lopes

A região de São Luís é composta pelas cidades de Alcântara, Bacabeira, Bacurituba, Icatu, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, São Bento, São José de Ribamar e São Luís. Após o desligamento do sinal analógico de TV nessas localidades, somente os domicílios que prepararem seus televisores terão acesso ao sinal digital, que traz mais qualidade de imagem e som à programação, sem chuviscos ou chiados.

Para aqueles que não desejarem aposentar a TV de tubo, é necessário adquirir um conversor e uma antena digital, para que o mesmo continue funcionando. Televisores de tela plana, fabricados até 2010, também precisam de um conversor externo. Já os televisores de tela plana fabricados depois de 2010 possuem o conversor interno e estão aptos ao sinal digital. Em ambos os casos, é necessário que a antena também seja compatível.

Distribuição de kits gratuitos

A Seja Digital também é responsável pela distribuição de kits gratuitos às famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal. Na região de São Luís, estão disponíveis mais de 290 mil kits gratuitos, que contêm antena digital e conversor com controle remoto. Com esses equipamentos, televisores antigos podem transmitir o sinal digital e, assim, continuar funcionando após o desligamento do sinal analógico. Para saber se tem direito ao kit e agendar a retirada, a população deve ligar gratuitamente para 147 ou acessar o portal sejadigital.com.br/kit, com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos.

Seja Digital diz que 92% dos domicílios já estão preparados para a mudança

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, informa que, em pesquisa realizada 60 dias antes da data prevista para o desligamento do sinal analógico de TV, 92% dos domicílios da região de São Luís já estão preparados para receber o sinal digital. Por já ter alcançado o índice mínimo para o desligamento, uma portaria confirmando a transição do sinal de TV para o dia 28 de março será assinada hoje por Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Este é o maior percentual já atingido 60 dias antes do desligamento do sinal analógico, mas a Seja Digital continuará orientando população sobre a mudança e distribuindo kits gratuitos às famílias de menor renda inscritas em programas sociais do Governo Federal. A entidade também seguirá o planejamento, que inclui diversas ações de mobilização social em bairros e comunidades, como Caravanas da TV Digital e mutirões, além de manter a campanha publicitária no ar durante todo o período. O principal objetivo, agora, é que 100% dos moradores estejam preparados para assistir à programação da TV aberta com a qualidade do sinal digital antes do dia 28 de março, não deixando ninguém para trás.

 

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

 

 

 

 

MA10

Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.