TCE condena uso de recursos públicos para gastos com festividades no Maranhão
Publicado em 01/02/2018 às 07:17
Por: Isisnaldo Lopes

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) aprovou nesta quarta-feira (31) uma proposta de Instrução Normativa sobre despesas com festividades realizadas pelo poder executivo municipal, como no Carnaval, São João ou festejos religiosos, por exemplo.

A decisão atende a uma sugestão conjunta entre o Ministério Público Estadual (MPE) e o Ministério Público de Contas (MPC), do dia 22 de janeiro. Será considerada ilegítima qualquer despesa custeada com recursos públicos municipais com eventos festivos quando o município estiver em atraso com o pagamento da folha salarial (incluindo terceirizados, temporários e comissionados); ou em estado de emergência ou de calamidade pública decretados.

Segundo o TCE-MA, o descumprimento da medida poderá comprometer a regularidade das contas na apreciação das contas anuais do prefeito ou dos gestores responsáveis. O Tribunal também poderá conceder medidas cautelares, atendendo a representações junto à corte de contas.

O TCE-MA também informou que, a partir do próximo ano, a despesa em festividades também será considerada ilegítima quando o município apresentar baixa efetividade na gestão da saúde ou da educação na última avaliação anual realizada pelo TCE.

 

 

 

 

 

G1/MA

Veja mais sobre: Maranhão, Jornais,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.