Ministério da Saúde recomenda vacinação contra febre amarela no Maranhão
Publicado em 31/01/2018 às 07:29
Por: Isisnaldo Lopes
Os 217 municípios do Maranhão estão entre os que integram a área com recomendação de vacinação contra a febre amarela, de acordo com o Ministério da Saúde. Aos que vão viajar para áreas consideradas de risco, a recomendação do Ministério é que o viajante receba a vacina pelo menos 10 dias antes de viajar.
 
 
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o maranhão é um dos estados brasileiros que não possui registro de casos de febre amarela recente, apesar de estar localizado em uma área endêmica da doença. Ações preventivas de combate a doença estão sendo intensificadas para manter a ausência dos casos.
 
As pessoas a partir de 5 a 59 anos de idade que já tomaram pelo menos uma dose da vacina anteriormente já estão imunizadas e não precisam se vacinar. Já quem nunca foi vacinado anteriormente precisa administrat uma dose.
 
Já as pessoas que tem 60 anos, ou mais, que já receberam pelo menos uma dose da vacina durante a vida, já podem ser consideradas imunizadas. Entretanto, os que nunca tomaram só poderão receber a dose da vacina apenas após avaliação médica e se residirem em área de risco ou forem viajar para essas áreas.
 
Para as gestantes, a vacina é contraindicada. Na impossibilidade de adiar a vacinação, como em situação de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para áreas de risco, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da avaliação.
 
Já as mulheres que amamentam crianças  com até 6 meses de idade não vacinadas deverão ser vacinadas somente se residirem ou forem se deslocar para áreas com transmissão ativa da doença. Devem, ainda, suspender o aleitamento materno por 10 dias após a vacinação.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Central de Noticias
Veja mais sobre: Saúde,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.