Projeto Detran Volante é selecionado em Congresso Internacional de Segurança no Trânsito
Publicado em 24/01/2018 às 07:39
Por: Isisnaldo Lopes

O Projeto Detran Volante, criado por educadores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) para ambientes corporativos, foi selecionado a participar do IV Congresso Latino Americano de Segurança no Trânsito e Formação de Condutores. O evento será realizado entre os dias 17 e 18 de maio em Belo Horizonte, Minas Gerais, e reúne as melhores propostas para redução da mortalidade e morbidade causadas por acidentes de trânsito.

O Detran Volante leva, para empresas e instituições, palestras sobre segurança viária e diversas atividades que disseminam práticas seguras no trânsito, a fim de sensibilizar os funcionários na adoção de comportamentos adequados nas vias, incentivando a percepção do reflexo dessas escolhas na vida profissional e pessoal do participantes. As empresas devem entrar em contato com o Departamento para ter acesso ao projeto. Em 2017, 129 empresas participaram da iniciativa.

Segundo a diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, a seleção do Projeto Detran Volante para o congresso evidencia a eficiência do trabalho de educação para o trânsito desenvolvido pelo Departamento. “Estamos muito felizes em saber que a nossa experiência será levada para entidades que representam vários países latino-americanos e que também participam do congresso. O Detran Volante contribui com a mudança de comportamento das pessoas no trânsito, ajudando a reduzir o número de acidentes. Após a visita do Detran às empresas, estas retornam o contato para falar sobre os resultados positivos do nosso trabalho. Esperamos que a nossa iniciativa também ajude a mudar essa realidade tanto no Brasil, quanto nos demais países”, ressaltou.

A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia Farias, explicou que as palestras nas empresas acontecem desde 2015. “Na medida em as empresas reconheciam a importância das palestras sobre segurança no trânsito no ambiente corporativo, a procura pela presença dos educadores do Detran-MA nos eventos aumentou. Não são apenas empresas, somos convidados por hospitais e por diversas instituições públicas também. Em 2017, o Detran Volante foi incrementado, e além das palestras, o projeto passou a contar com atividades lúdicas, ajudando as pessoas a entender que podiam evitar acidentes. A seleção do projeto demonstra que estamos no caminho certo”, disse.

Para a analista de trânsito, Ellyda Kleytian da Silva, uma das idealizadoras do Detran Volante e responsável pela inscrição do projeto no Congresso, o sucesso da iniciativa é resultado do trabalho da equipe de educadores do Detran-MA. “ Nosso propósito é conscientizar cada vez mais pessoas e tornar o trânsito mais seguro, e há muita dedicação nisso. Com o projeto Detran Volante não é diferente. A equipe do Detran-MA está de parabéns, especialmente o técnico sênior Ilber Borralho, os assistentes de trânsito Raffael Rocha e Vanessa Espíndola, e a educadora Ana Eva Martins, que atuam diretamente no projeto”, comemorou.

O Congresso

O IV Congresso Latino Americano de Segurança no Trânsito e Formação de Condutores é um evento da Associacion Latinoamericana de Capacitacion e Ingenieria Vial (ALACI) e já foi realizado na Argentina, México e Chile. A partir das apresentações dos trabalhos selecionados, a entidade pretende projetar linhas de ação e políticas públicas que sirvam como soluções reais para os problemas relacionados à violência no trânsito.

 

 

 

 

Da Assessoria

Veja mais sobre: Novidades,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.