Governo promove formação para gestores e diretores dos novos Centros Educa Mais
Publicado em 10/01/2018 às 07:26
Por: Isisnaldo Lopes

Preparar os profissionais que irão atuar nos 25 novos Centros de Educação Integral e, ao mesmo tempo, fortalecer o processo de implantação desse modelo educacional no estado. Com esses objetivos, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), iniciou, nesta terça-feira (9), e prossegue até sexta-feira (12), a I Formação Introdutória para implantação dos Centros Educa Mais.

A formação, que acontece no Centro Educa Mais Mônica Vale, no Vinhais, um dos 11 primeiros Centros de Educação Integral do Maranhão, é destinada aos gestores gerais e pedagógicos dos 25 novos centros, diretores e técnicos focais das Unidades Regionais de Educação (UREs), além de técnicos formadores da Seduc que, posteriormente, serão responsáveis pela capacitação dos professores que irão atuar nos novos centros.

"Esse é um momento estratégico, dizemos que é um momento de qualificação, para a implantação dos novos Centros Educa Mais, onde reunimos as pessoas envolvidas diretamente nesse processo, para que se empoderem desse novo modelo de educação para o Maranhão e façam a Educação Integral acontecer no chão da escola. É um momento introdutório de fato, mas é muito importante para que eles adquiram uma compreensão do que é e de como é a vivência nessa escola. Então, por isso, fizemos questão de trazer essa formação para uma escola que já funciona em regime de tempo integral, para que todos consigam vivenciar um pouco desse novo modelo pedagógico”, destacou Fernanda Passos, gestora de Educação Integral da Seduc.

Durante quatro dias, a formação ministrada por Consultores Pedagógicos do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) de Pernambuco e Ceará, parceiro na implantação dos Centros Educa Mais no Maranhão, irão trabalhar temáticas como: introdução sobre o que é a Escola da Escolha, como também são chamados os Centros de Educação Integral no Brasil; bases teóricas e metodológicas da Educação Integral; Tecnologias de Gestão educacional; e os 100 primeiros dias da Escola da Escolha, onde os gestores terão uma perspectiva da dinâmica a ser trabalhada inicialmente nos centros.

“Este é um momento de ‘sobrevoo’ sobre o que é o programa, o que é esse modelo pedagógico. É um momento para dialogar com os gestores sobre como vai ser esse processo de implantação dos centros, como eles podem apoiar e coordenar suas equipes escolares. O primeiro ano de implantação da Educação Integral no Maranhão foi de muitos desafios, por ser tudo muito novo para o estado. Mas, foi positivo e de muitas conquistas. Tivemos bons resultados com professores e equipes participativas, alunos empoderados sobre seus projetos de vida. E isso é muito bom para a implantação desses novos centros”, pontuou Brena Sampaio de Paula, Consultora Pedagógica do ICE/CE.

Gestores elogiam a iniciativa da formação

“Esse momento é muito esperado por todos nós, e é um momento ímpar, onde teremos a formação com o ICE, para termos maior dimensão do que é essa Educação Integral que todos estamos ansiosos para vivenciar. Eu espero sair daqui com muito mais saberes sobre esse importante programa, que é a Escola em Tempo Integral. Desejo que saiamos daqui ainda mais robustecidos de certeza de que educar é realmente a ponte para o saber e para a vida”, disse Luzimar Lima Coelho Lucena, diretora de Educação da Regional de Balsas, onde irão funcionar dois Centros Educa Mais, o C.E.I. Padre Fabio Bertagnolli, em Balsas, e C.E. Sertao Maranhense, em Carolina.

“Essa preparação é um passo importante, porque é tudo muito novo para nós. Esse treinamento vai nos preparar para lidarmos com o novo modelo de educação. Portanto, cada etapa vivenciada nesse processo de implantação dos centros, deve ser muito bem aproveitada por todos”, destacou Claudiane Pereira de Souza, gestora do Centro Professora Estefânia Rosa, no Turu, um dos novos Centros Educa Mais, em São Luís.

“Para mim, enquanto gestor, é fundamental esse momento. E isso denota que estamos no caminho certo na busca pela melhoria da qualidade da nossa educação, dos indicadores educacionais. Isso é parte de um esforço maior onde a gente já pode perceber o nosso aluno com mais vontade de ir para a escola, o professor mais feliz porque é mais valorizado financeiramente e com um lugar mais adequado para exercer esse sacerdócio que é ser professor”, pontuou Antônio Rios de Alcântara, gestor do ‘Tancredo de Almeida Neves’, em Imperatriz.

Formação de Professores dos Centros Educa Mais

No período de 19 a 23 de fevereiro será realizada a formação inicial direcionada aos mais de 500 professores e supervisores dos Centros de Educação Integral da capital e do interior do estado. A formação será realizada também em quatro dias, no Centro de Ensino Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Matrículas em andamento

As matrículas continuam até o dia 19 (sexta-feira) nos 36 Centros de Educação Integral, em São Luís (13), além de São José de Ribamar, Alcântara, São Bento, Santa Inês, Timon, Açailândia, Balsas, Barra do Corda, Carolina, Caxias, Chapadinha, Coroatá, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Paço do Lumiar, Passagem Franca, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, São Luís, Viana e Zé Doca, cada um com uma unidade Educa Mais.

 

 

 

 

Da Assessoria

Veja mais sobre: Maranhão, Novidades,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.