Em operação de combate a crimes ambientais, PF apreende 62 aves
Publicado em 14/08/2017 às 07:08
Por: Isisnaldo Lopes

Na manhã deste domingo (13), a Polícia Federal (PF), com o apoio do Ibama e do Instituto Chico Mendes (ICMBio), deflagrou a operação Curió Legal, que tem como objetivo interromper a prática dos delitos ambientais contra a fauna que estão sendo praticados nos torneios de pássaros canoros em São Luís.

Durante a operação foram efetuadas nove prisões em flagrante e foram apreendidas 62 aves, 1750 projéteis de pistola 9mm, 3 armas de fogo, 101 projéteis de fuzil 556, além de 2 caixas acústicas, meio cruel utilizado para treinamento dos pássaros cantores.

Foram reunidos cerca de 55 policiais federais, dez servidores do Ibama e dois do ICMBio que participaram das ações da operação Curió Legal, inspecionando um clube local utilizado para competições de aves e prendendo em flagrante quem possuísse em cativeiro animal silvestre sem autorização do órgão competente, além de avaliar outros possíveis delitos, como uso de anilha falsa, e posse e porte de arma de fogo.

Segundo nota da Polícia Federal, a partir das investigações foi possível constatar que as suspeitas foram voltadas para os criadores amadoristas competidores. “A recorrência de anilhas falsas ou fraudadas nesses concursos é muito forte, e muitas vezes os pássaros nem se quer possuem a referida marcação. A corroborar as suspeitas, o IBAMA/MA informou que há mais de um ano não entrega anilhas novas a criadores amadoristas no Estado do Maranhão”, apontou o informe da PF.

Assim, muitos dos pássaros que participaram desse torneio teriam sido capturados na natureza de forma clandestina e receberam anilhas falsas, caracterizando os delitos do Artigo 296, do Código de Processo Penal bem como do Artigo 29 da Lei, 9.605/98, Lei de Crimes Ambientais, entre outros.

 

 

 

 

PRF

Veja mais sobre: Maranhão, Polícia,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.